Face e Pescoço
A estrutura anatômica da face é extremamente complexa, e os efeitos do tempo e dos hábitos de saúde não atingem apenas pele; deve-se considerar também as alterações da musculatura, ligamentos, depósitos de gordura da face e até mesmo dos ossos. É comum haver, associadas às alterações da face, mudanças no contorno do pescoço, que geralmente são tratadas em conjunto.
Seguindo este conceito, a cirurgia plástica contemporânea oferece uma grande diversidade de procedimentos para reverter, amenizar ou retardar estes efeitos.
O sucesso do tratamento depende do diagnóstico preciso das alterações em cada uma destas estruturas; associando-se este diagnóstico ao resultado esperado pelo paciente, indica-se os tipos de intervenção mais adequados.
As intervenções na face abrangem desde procedimentos não-cirúrgicos (toxina botulínica, preenchimentos) até a cirurgia completa da face e pescoço, chamada ritidoplastia ou face-lift. Neste intervalo estão contidos vários tipos de procedimentos menores e/ou combinados (a bichectomia, mini-lift e lipoaspiração do pescoço, por exemplo).